domingo, 30 de outubro de 2011

30 de Outubro - Dia Nacional da Prevenção do Cancro da mama

Segundo a Associação Laço, o Cancro da mama é o cancro com maior taxa de incidência em Portugal, prevendo-se que 1 em cada 11 mulheres em Portugal irá ter cancro da mama. Anualmente surgem cerca de 4500 novos casos, notando-se que a incidência do cancro da mama está a aumentar de ano para ano. Regista-se ainda que 1500 mulheres em Portugal morrem todos os anos devido ao cancro. A forma mais frequente na mulher, raramente surge antes dos 30 anos de idade, aumentando significativamente a partir dos 45 anos e principalmente depois dos 60 anos.
O cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário, por isso, é muito mais frequente nas mulheres, mas se os homens se sentem descansados porque pensam que esta doença não os afecta, enganam-se.
O cancro da mama apresenta-se, muitas vezes, como uma massa dura e irregular que, quando palpada, se diferencia do resto da mama pela sua consistência. Sendo assim, é importante o diagnóstico precoce, aumentando as hipóteses de cura.
 A elaboração desse diagnóstico compete a cada um de nós, e deve ser feito através da palpação da mama mensalmente, na semana após a menstruação (caso não seja menstruada, deve escolher-se um dia para fazê-la todos os meses) e participando em programas de rastreio.
Durante o auto-exame da mama é necessário avaliar ambas as mamas, procurando os seguintes sinais:
• A detecção de um nódulo (caroço) à palpação.
• O aumento progressivo e assimétrico de uma das mamas.
• Alterações cutâneas (depressão, espessamento ou endurecimento da pele) localizadas.
• Retracção de um dos mamilos.
• Corrimento (branco amarelado ou sanguinolento) mamilar.
No caso de detectar algum destes sinais é importante a ida ao seu Centro de Saúde e informando-se com o seu Técnico de Saúde, ele irá encaminhá-la e ajudá-la.
Se ainda não souber como realizar este auto-exame pode pedir auxílio na consulta do Centro de Saúde da sua área e seguir as imagens aqui apresentadas. Antes de começar a palpação propriamente dita deve fazer-se uma avaliação frente ao espelho onde avalia diferenças entre as mamas ou alterações de cor, morfologia que possam aparecer de um mês para o outro.

Após a avaliação frente ao espelho, deve proceder-se à palpação propriamente dita como apresentado nas seguintes imagens.

Enf.ª Andreia Silva
HPP - Hospital de Cascais

Sem comentários: