sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

04 de Dezembro - Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla

     A esclerose múltipla é uma doença que afecta mais de um milhão de pessoas em todo o mundo e cerca de 450000 pessoas em toda a Europa, havendo maior incidência nos países nórdicos. A ANEM (Associação Nacional de Esclerose Múltipla) estima que, em Portugal, exitam cerca de 5000 doentes.
      A grande questão para muitos Portugueses é: O que é a Esclerose Múltipla ?
     A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória crónica, desmielinizante e degenerativa do SNC, interferindo com as funções de locomoção, visão, equilibrio, entr outras.
     Esta doença tem este nome, pois na degeneração do sistema nervoso central há a formação de cicatrizes que formam placas no cérebro e medula espinal, é múltipla pois decorre em áreas dispersas. Os sintomas podem ser suaves ou severos, inconstantes aparecendo e desparecendo . Denomina-se desmielinizante, pois é possivel observar-se as bainhas de mielina e é degenerativa porque se nota lesão das fibras nervosas envolvidas, que muitas vezes, é irreversível.
     A causa é ainda desconhecida, calcula-se que se deva a uma anomalia imunológica que faz com que os anticorpos "ataquem" a própria mielina, causando a inflamação e a desmielinização. O factor herditário tem um peso entre 5 a 15%, podendo a doença ser influenciada pelo ambiente, havendo uma incidência maior em climas temperados do que nos trópicos.
     A sintomatologia é também uma questão importante. Estes aparecem entre os 20 e os 40 anos, sendo a frequência maior nas mulheres do que nos homens. A zona que é afectada primeiro, varia de pessoa para pessoa, podendo aparecer como formigueiro, perda de força muscular, lentidão, dificuldade em andar, incontinência, cansaço, enjoo ou vertigem e alterações visuais. Os sintomas podem aumentar com o aumento do calor ou devido a uma febre. Os sintomas iniciais podem passar por alterações emocionais, anos antes do diagnóstico da doença.

Enf.ª Andreia Silva
HPP - Hospital de Cascais

Sem comentários: