segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Coloproctologia I - Fissura Anal

     Coloproctologia é uma especialidade médica que estuda as doenças do intestino grosso (colon), do reto e ânus.
     Durante o decorrer deste tópico (4 publicações) vamos abordar as patologias mais frequentes na área da proctologia:

FISSURA ANAL
     A fissura anal é um pequeno corte, ou rasgão nos tecidos que revestem o ânus na sua porção interna. A fissura pode ser classificada como aguda, no caso de surgir subitamente, ou crónica quando está presente há algum tempo e se manifesta como problema recorrente. Este problema pode surgir em qualquer idade, normalmente está associado a traumatismo devido ao esforço durante a defecação e emissão de fezes duras e volumosas. O seu surgimento pode estar associado a episódios de diarreia ou processos inflamatórios na região ano-rectal.
    
 PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES DA FISSURA ANAL
       - Cronicidade da fissura;
       - Infecção;
       - Hemorragia.

     QUAIS AS QUEIXAS/SINTOMAS MAIS COMUNS?
       - Dor muito intensa durante a defecação, que se pode prolongar por horas após defecação;
       - Presença de sangue vermelho vivo nas fezes/papel higiénico.

     TRATAMENTO DA FISSURA ANAL:
       - TRATAMENTO CONSERVADOR: Visa regularizar o trânsito intestinal, nomeadamente controlar eventuais situações de obstipação/diarreia, através de alterações alimentares e ajustes na dieta. Os banhos de assento (10-15 minutos) com água morna podem, eventualmente, proporcionar alívio na dor e favorecer o relaxamento do esfíncter anal promovendo a cicatrização da fissura, quando realizados após cada dejecção. Podem ser prescritos pomadas, supositórios, bem como outros fármacos com acção anti-inflamatória e analgésica.

       - TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA: O tratamento com injecção de Toxina Botulínica, visa reduzir a contractura dos músculos da região do esfíncter anal, de modo a que seja possível uma aproximação dos bordos da fissura de forma mais rápida, favorecendo a sua cicatrização.

       - TRATAMENTO COM ESCLEROSANTE: Consiste na injecção de um fármaco esclerosante, que provoca a fibrose dos tecidos promovendo a sua cicatrização e consequente encerramento da fissura.


Enf.º Francisco Neves
CHLC - Hospital dos Capuchos

Sem comentários: